ANALISE ORGANIZACIONAL DA RADIO PIATÃ FM

22 de setembro de 2009

Descrição da Organização

1.1 Nome: Rádio Piatã de Salvador LTDA

1.2 Histórico: Inaugurada em 1975, a Rádio Piatã de Salvador Ltda., com nome de fantasia Rádio Piatã busca se destacar pela qualidade, bom gosto, variedade na programação e modernidade das suas instalações. Dessa forma, logo conseguiu conquistar o reconhecimento e o carinho do seu público, levando alegria, entretendimento e informação aos seus ouvintes. Disputando desde o início o rank das emissoras FM mais ouvidas da Bahia, desde 1995 a Piatã vem se mantendo em primeiro lugar na audiência. Os bons resultados se devem a sua programação Musical bastante diversificada, com grandes sucessos atuais e de outras décadas, atingindo assim, o público de todas as idades e estilos. Liderando o rank das emissoras de rádio mais ouvidas da Bahia e estando entre as mais ouvidas em todo o Brasil segundo pesquisa do Ibope, a Piatã FM é a única rádio que consegue ficar em primeiro lugar em todos os segmentos, atingindo o público de todas as faixas etárias, classes sociais, níveis de instrução e atividades. A qualidade de sua programação, preocupação com o ouvinte e constante modernização é que garantem o sucesso e o carinho de todo o seu público. Com uma programação musical bastante eclética, fica fácil entender porque a Piatã FM está em primeiro lugar nas pesquisas do Ibope. Tocando todos os estilos musicais, como pagode, axé, romântico, brega, sertanejo, forró, pop, reggae e baladas internacionais, a Piatã FM atinge o público de todas as idades e preferências , para ela o que importa é levar aos ouvintes o que eles querem ouvir. Além de levar musica aos ouvintes a Piatã FM também é uma rádio informativa. Diariamente em sua programação, são inseridos flashes do Piatã Notícias, com uma grande cobertura jornalística das principais noticias locais, nacionais e internacionais.
Antes de mais nada, é importante, tomar conhecimento de alguns detalhes importantes a respeito da emissora. Há mais de oito anos que a Radio Piata, mantém a liderança em audiência conforme pesquisa no Ibope. Tal posição se consolida a partir do momento em que a Emissora adotou a medida de somente tocar sucessos identificados em pesquisas e contatos diretos com os ouvintes.
A PIATÃ FM tem o tempero do povo baiano, carismática desde o seu surgimento, teve a sua popularidade induvidosamente aumentada com o lançamento do “marketing Porradão” - uma combinação de calor humano passado pêlos seus comunicadores, com uma boa programação musical ao perfil do seu ouvinte. O PORRADÃO - ( ESTÚDIO MÓVEL) um ônibus equipado com um estúdio fazendo a rádio vinculada diretamente com o povo, empreendimento revolucionário no seguimento da radiodifusão nacional, jamais imaginado e realizado por quaisquer emissora. Ainda, com referência ao ouvinte, a PIATÃ FM, tem garantido a entrega de prêmios de verdade, razão pela qual, buscou estruturar-se nesse sentido com viaturas:
O PIATÃ MÓVEL - carro de reportagem que vai aos bairros, para flagrar os ouvintes e entrega prêmios de verdade de dez em dez minutos e um maior prêmio com (TV de 14” , 20” e 29”, geladeira, fogão, microondas freezer , maquina de lavrar e etc.., pôr dia durante o mês inteiro, onde o ouvinte sorteado receberá na sua casa para tirar sua sorte rodando o “globo do pê”.
A PIATÃ FM, e a maior líder de audiência que o rádio baiano já conheceu, que premia de verdade os seus ouvintes sem enfadá-los já que a sua programação é bem lanceada - só tocando sucessos - mesclada com noticiários importantes que vai ao ar de hora em hora.
Sem prescindir da equipe de bastidores, apresentamos a turma que faz a PIATÃ FM: de 2h às 6h da madruga, Bebeto Junior, com o programa “Som de Um Novo Dia”; das 6h às 9h Jeffinho com o programa “ Bom dia Amizade”; das 9h às 12h, Léo Fera com o programa “Levada de Sucessos”; de 12h às 15h Cláudio Magrini com o programa “Ligação Piatã; das 15h às 18h Matheus Ramos; com o programa “Tarde Livre” das 18h às 22h, Naldão Animal com o programa “Rádio Mania” e fechando a programação, com Sérgio Dias com o programa “Momentos de Amor”. com essa equipe a Piata fm funciona 24 horas por dia. Alem do departamento de coordenação que coordena os parte de locutores a Radio Piata e um empresa departamental, que consistem vários outros setores.

1.3 Principais Acionistas/proprietários: Tadeu Ferreira,

1.4 Áreas de Atuação: Emissora de Radiodifusão

1.5 Objetivos Empresariais : abrir um filial em São Paulo para transmitir via Satélite.

1.6 Produtos e/ou serviços que fornece: Venda de espaço comercial, promoções e entretendimentos

1.7 Descrever a tecnologia / sistemas empresariais: A radio piata e equipada com transmissores digitais de 35KW e 10KW de reserva, propagando um excelente som estéreo e digital. A programação musical é controlada pelo moderno sistema Áudio Vault da BE e garantida por um exclusivo gerador de energia, cuja cobertura geográfica, chega a alcançar mais de 80% de todo o estado da Bahia..

1.8 Atividade de treinamento e desenvolvimento interno: A Radio Piatã visando melhorar o desempenho dos seus funcionários, oferece cursos de aperfeiçoamento e atualização do seu trabalho, para que melhore a cada dia o funcionamento no corpo da empresa. Procurar também investir na área de lazer promovendo mensalmente um jantar com artistas com funcionários e familiares, entres outros como viagens, passeio marítimo, com um único propósito de unir os funcionários para facilitar o desenvolvimento e harmonia da sua equipe.



1.9 Operações Coorporativas nas diversas localidades (outras atividades de atuação): Atua na área filantrópica, que consiste em um trabalho social, desenvolvido pelo saudoso diretor presidente Deputado Cristóvão Ferreira, distribuindo funeral completo grátis, para famílias carentes há mais de 30 anos.

1.10 Novos Projetos: Existem dois projetos, são eles: Projeto Verão 2004 – Com início previsto a partir do mês de novembro, período que registra o maior fluxo de turistas em Salvador, até o período das festas de largo e do carnaval. Projeto Axé Brasil 2005 – Mega evento, que acontecerá em abril de 2005, que reúne as maiores estrelas da música baiana, no estádio Independência, em Belo Horizonte, com mais de dez horas diárias de show, em um período de dois dias, sendo transmitido ao vivo, utilizando equipamentos de última geração, com qualidade digital


2. Análises Ambiental e Estrutural

Análise Do Ambiente:

2.1 Avaliar as condições do macroambiente.

A Rádio Piatã é uma emissora eclética, com ouvintes de todos os gêneros.
Com um perfil de programação voltado para classe CDE, a Piatã consegue ser líder até na classe AB, que supostamente seria liderado pela Globo FM, que tem sua programação voltada para esse target. Em análise do macroambiente, a Piatã FM foi a primeira emissora de Salvador a ser ouvida pela Internet, facilitando assim , com essa abrangência, que os mercados conhecessem instantaneamente a programação da emissora e facilitando a comercialização em outras praças. Devido ao volume de negócios gerados fora da nossa praça, tivemos a necessidade de ter um representante em nível Nacional, que chame-se Pereira de Souza, maior representante de veículos de comunicação do Brasil.
A Piatã FM toca todos os estilos musicais, como pagode, axé, romântico, brega, sertanejo, forró, pop, reggae e baladas internacionais, a Piatã FM atinge o público de todas as idades e preferências , para ela o que importa é levar aos ouvintes o que eles querem ouvir.


2.1.2 Identificar e analisar os componentes e as características.
A Rádio Piatã é uma emissora que funciona sem burocracia, com as funções dos funcionários bem definidas, com motivação dos superiores, mas respeitando a posição hierárquica. Não esquecendo da interligação dos departamentos, com ajuda mútua de todos, para execução de todas as tarefas independente à que está sendo atribuída.

3. Análise Da Estrutura Organizacional:

3.1 Indicar as organizações componentes do grupo: A emissora é composta da seguinte organização departamental: Presidente, Diretor, Gerência Comercial – com Vendedores, Programador Comercial e Stúdio de Gravação. Coordenador – Com Locutores, Programador, Discotecária, Gerencia Financeira – Com Contas a Pagar, Contas a Receber Gerência de Marketing – Com Assistente de Marketing, Recepcionista e Motoristas. Serviços Gerais, Departamento de Promoção e Departamento de Brinde. Gerência de RH - Com Jurídico, Contábil e Treinamento e Recrutamento.

3.2 Indicar o número de funcionários e sua distribuição nas unidades da organização: A emissora tem 43 funcionários é composta da seguinte organização departamental: 1 Presidente, 1 Diretor, 1 Gerência Comercial – com 4 Vendedores, 1 Programador Comercial e 1 Stúdio de Gravação. 1 Coordenador – Com 12 Locutores, 1 Programador, 1 Discotecária, 1 Gerencia Financeira – Com 1 Contas a Pagar, 1 Contas a Receber. 1 Gerência de Marketing – Com 1 Assistente de Marketing, 2 Recepcionista, 2 Serviços Gerais, 4 Motoristas, 1 Departamento de Promoção e Departamento de Brinde. 1 Gerência de RH - Com 1 Jurídico, 1 Contábil e 1 Treinamento e Recrutamento.


3.3 Elaborar Um Organograma Da Organização:





3.4 Identificar os critérios de departamentalização adotados: A Rádio Piatã FM, adota o seguinte critério de departamentalização: Um Comercial ativo, que busca novos negócios e manutenção de outros já em vigor na emissora, interligado da seguinte forma: vendas – que busca dentro do mercado a comercialização dos espaços comerciais, programação – que insere os comerciais nos intervalos(breaks) e studio – que grava e produz os materiais a serem veiculados. Um marketing, que cuida do marketing pessoal da empresa e do posicionamento da marca no mercado, formatando todos os projetos e promoções e tratando da propaganda e publicidade da emissora. Uma coordenação de programação que posiciona e identifica o perfil da emissora, através da formatação da programação, que consiste na seleção das músicas à serem divulgadas, com a apresentação diária de uma figura, que denomina-se como locutor de programação. Um RH que cuida da seleção de pessoal, contratação, treinamento, questões jurídicas e contábeis. Um financeiro que gerência o fluxo de recebimentos financeiros na emissora, com contas a pagar e a receber.


3.5 Avaliar a adequação da estrutura, modelo de decisão e dos critérios de departamentalização adotados à realidade da organização e seus objetivos: A estrutura é bem definida, com uma cadeia de informações que fluem facilmente entre os departamentos, mas sempre respeitando-se a hierarquia, já que existe uma consciência das atribuições impostas, baseadas na filosofia e objetivos empresarias do proprietário da empresa, possuindo um organograma adequado para atividade que atua.

Call center: sistema voltada para o ouvinte, onde a emissora através de diversas linhas telefônicas, obtêm dados do mesmo(classe social, idade, escolaridade, endereço, atividade profissional, números filhos e etc) para participar das diversas promoções da emissora.


4. Conclusão


Bem, de acordo com nosso estudo sobre a empresa Rádio Piatã, analisamos a empresa de uma forma progressiva e concentrada em seus objetivos.
A empresa segundo seu porte, apresenta divisão e organização bastante produtiva, pois, consegue adaptar suas atividades, ou seja, pessoas certas nos lugares certos, fazendo com que suas metas sejam alcançadas da melhor forma, entretanto, sempre oferecendo espaço para que outros colaboradores possam demonstrar seu potencial em outras áreas.
Além disso, seu marketing também é bem aplicado, pois, ele consegue adaptar seus serviços ao seu público-alvo, pois, segundo pesquisas, a emissora tem uma enorme fidelização de seus clientes, devido a mesma apresentar uma grande diversidade nas suas músicas, e sobretudo adapta os colaboradores para cada programação, de acordo com o horário diário, atrelando também a programação as necessidades locais, sempre preocupando-se com o nível de satisfação dos clientes e ouvintes.
De acordo, com os projetos da emissora, podemos perceber a sua possibilidade de expansão e mais obtenção de um público em massa, amenizando assim os riscos da concorrência. A Piatã FM é líder de mercado e cada vez mais, buscando inovar e adaptar-se as mudanças mercadológicas sempre mantendo uma estrutura organizada e coesa, razão pela qual, tornou-se nosso objeto de estudo.









Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento estrategicamente é criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial em que atuam.
É o direcionamento estratégico que permite as organizações reagirem rapidamente as turbulências do meio ambiente, exploram melhor as oportunidades de mercado e desenvolvem novas técnicas de administração.
De posse da informação obtida através de um estudo de planejamento o empresário pode planejar as estratégicas que conduzem à maximização dos resultados em seus negócios e à minimização dos riscos na tomada de decisões.
Para conduzir o planejamento estratégico, a empresa deve compreender os limites de suas forças e habilidades para se inteirar com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens em relação à sua concorrência, aproveitando todas as oportunidades existentes.
Através do planejamento, é possível, a partir da missão de uma corporação, decompor os objetivos que vão trocar a linha de ação por unidade de referencia, a unidade Estratégica de Negócio onde é possível quantificar metas para cada empreendimento, concentrada esforços em conformidade com os recursos e com as prioridades traçadas.
“A empresa que não planeja é obrigada a improvisar, e isso nem sempre traz bons resultados”

 Formulação Estratégica

A escolha dos caminhos mais adequados para atingir os objetivos tem sido entendida como formulação estratégica. Administrar é escolher entre alternativas, entre possibilidades objetivas.
A formulação estratégica consisti, no processo de adaptação da empresa às variações do meio ambiente processo este de alocação e realocação de seus recursos nas diversas unidades estratégicas de negócios da empresa.
A formulação estratégica depende num primeiro momento da avaliação das alternativas estratégicas viáveis. Depende do fator produto X mercado para a formulação de quaisquer alternativas estratégicas. Uma vez definida a estratégia produto X mercado a empresa estará apta a definir as estratégicas funcionais, em cada área, como, estratégia de marketing, produção, sistemas, organizações financeiras, pesquisa de desenvolvimento.




 Princípios Básicos do Planejamento Estratégico

A estratégia de negócios hoje é utilizada em larga escala por empresas que atuam em mercados competitivos, mas mesmo as organizações que independem da ação da concorrência se beneficiam da utilização da estratégia para otimizar seus negócios utilizando as reais possibilidades que pode ser:

• Investir para crescer, otimizando a relação produto X mercado.
• Investir somente para manter a posição de mercado.
• Otimizar os negócios realizando um investimento mínimo.
• Deve investir quando isso for prudente, realizando uma liquidação de mercado.
E assim depois de verificar o principio básico que ira direcionar o planejamento estudar as oportunidades de mercado para desenvolver o planejamento estratégico de marketing que será o desenvolvimento final para lançar o produto ao mercado.

 Planejamento Estratégico de Marketing

A decomposição de um negócio em partes menores possibilita melhor alocação de recursos e uma agilidade para a tomada de decisão estratégica que uma organização maior não tem (unidade de negócio).
A agilidade do lado de uma maior flexibilidade são fatores fortalecem uma unidade estratégica de negócios. Além de possibilitar melhor controle orçamentário, a unidade de estratégia de negócios tem melhor possibilidade de utilização de recursos e das forças do marketing.
Um dos aspectos que se tem discutido muito refere-se ao uso ou não de uma metodologia para realizar um plano ou um projeto estratégico. Onde o método varia da necessidade que a empresa enfrenta, da natureza do business (negócios) ou seja, da unidade estratégica de negócio do ambiente competitivo. Com melhor visão do mercado a estratégia pode ser o marketing orientando ou seja, orientando para o mercado, além de ser pro ativa, antecipando-se aos acontecimentos.
A ação do meio ambiente sobre as empresas é muito dinâmica. A sobrevivência delas estará mais ou menos ameaçadas em função da missão de cada business. Como as necessidades dos consumidores não são estáticas, são dinâmicas, a ação do meio ambiente pode tornar o produto ou serviço de uma empresa absoluta.
Dessa maneira, as estratégias são tomadas para minimizar o efeito da turbulência ambiental, transformando problemas em oportunidades.
Tendo o planejamento de marketing como objetivo a analise de oportunidade, desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas, e a administração do espaço de marketing dividida em cinco passos:

1- Conduzir uma análise da situação.
2- Desenvolver objetivos de Marketing.
3- Determinar o posicionamento e a vantagem diferencial.
4- Selecionar os mercados-alvo e medir a demanda do mercado.
5- Projetar um mix estratégico de Marketing.

 1.0 Análise da situação

O primeiro passo do planejamento estratégico de marketing, a análise da situação, envolve a análise de onde o programa de marketing da companhia tem estado, como ela está se saindo e o que enfrentará nos próximos anos. Ao analisar estes fatos a administração se capacita para determinar se é necessário revisar os velhos planos ou desenvolver novos para se atingir objetivos da campanha.
A analise da situação normalmente cobre forças ambientais externas e recursos internos fora do marketing. Uma análise da situação também considera os grupos de consumidores serviços pela campanha, as estratégias usadas para satisfazê-lo e as importantes medidas de desempenho de marketing.
Como base para as decisões de planejamento, a análise da situação é crítica. Mas ela pode custar caro, consumir tempo e ser frustrante.
Como parte de uma análise da situação muitas organizações realizam uma avaliação SWOT (opportuniteis). Nessa atividade, uma empresa identifica e avalia suas maiores forcas, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para realizar sua missão, uma organização precisa capitalizar em cima das suas forças principais, superar ou aliviar suas maiores fraquezas, evitar ameaças significativas e tirar vantagens de oportunidades mais promissoras.

 2.0 Objetivos de Marketing

O próximo passo no planejamento estratégico de marketing é determinar os objetivos de marketing. Esses objetivos devem estar relacionados de perto com os objetivos amplos e estratégias da companhia.
O planejamento estratégico envolve a adequação dos recursos de uma organização com as suas oportunidades de mercado. Com base nisso cada objetivo deveria ter uma prioridade baseada na sua urgência e impacto potencial sobre a área de marketing e, por sua vez, sobre a organização.

 3.0 Posicionamento e vantagem diferencial

O terceiro passo no planejamento estratégico de marketing realmente envolve duas decisões complementares: como posicionar um produto no mercado e como distingue-lo dos da concorrência.
Uma companhia precisa criar uma imagem para o seu produto na mente dos consumidores. Assim, o posicionamento se refere à imagem de um produto em relação aos produtos diretamente competitivos, bem como outros produtos colocados no mercado pela própria companhia.
Depois que o produto foi posicionado, uma vantagem diferencial se refere a qualquer característica de uma organização ou marca notada pelos consumidores como desejável e diferente daqueles da concorrência.
Além de lutar por uma vantagem diferencial, uma companhia tem de evitar uma desvantagem diferencial para o seu produto.
Os conceitos de vantagem e desvantagem aplicam-se a produtos e serviços e, em algumas áreas como varejo, a empresa inteira. Um consultor acredita que os varejistas podem obter uma vantagem diferencial ao desenvolver um ou mais de quatro dimensões seguintes – o melhor preço, a maior variedade, o produto mais quente (mais na moda) e a loja mais fácil de se comprar.

 4.0 Mercado-alvo e Demanda de Mercado

Selecionar mercado-alvo é o quarto passo no planejamento e marketing.Um mercado consisti de pessoas ou organizações com necessidades a serem satisfeitas, dinheiro para gastar e vontade de gasta-lo.
Normalmente, não é pratico satisfazer todos os segmentos com diferentes necessidades.
Em vez disso, uma companhia dirige seus esforços para um ou mais de um desses segmentos. Assim, um mercado-alvo refere-se a um grupo de pessoas ou organizações para as quais uma empresa dirige um programa de marketing.
Os mercados-alvo devem ser selecionados com base nas oportunidades. E para analisar suas oportunidades, uma empresa deve prever a demanda (vendas) nesse mercado-alvo.
Os resultados da previsão de demanda indicarão se vale à pena perseguir os alvos da empresa ou se alternativas precisam ser identificadas.


 5.0 Mix de Marketing

A seguir, a administração deve desenvolver um Mix de Marketing – a combinação de um produto, como ele é distribuído e promovido e o seu preço.
Juntos estes quatro fatores (4p’s) devem satisfazer às necessidades de mercado-alvo e, ao mesmo tempo, atingir os objetivos de marketing da organização.
5.1 Produto - As estratégias são necessárias para se administrar produtos existentes durante algum tempo, adicionar novos e retirar produtos que não vendem. As decisões estratégicas também devem ser feitos com relação a marca, embalagem e outras características do produto, como garantia.
5.2 Preço - As estratégias necessárias referem-se a flexibilidade de preços, itens relacionados dentro de uma linha de produto, termos de vendas e possíveis descontos. Além disso, as estratégias de preço para se entrar em um mercado, especialmente com um produto novo, devem ser desenvolvidas.
5.3 Distribuição - As estratégias relacionam-se com os canais por meio dos quais a posse dos produtos é transferida do produtor para o consumidor e, em muitos casos, os meios pelos quais as mercadorias são transportadas de onde são fabricadas ao local onde são compradas pelo consumidor final. Além disso, as estratégias aplicáveis aos intermediários, tais como atacadistas e varejistas devem ser desenvolvidas.
5.4 Promoção - As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuas, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada método individual de promoção.
Os quatro fatores da mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra.
Cada elemento do mix de marketing contém infinitas alternativas. Um produto pode fazer e colocar um ou muitos produto no mercado, e eles podem estar relacionados entre se ou não. Os produtos podem ser distribuídos pelos atacadistas ou até mesmo diretamente para o consumidor final. Finalmente das várias alternativas, a administração deve selecionar os mercados-alvo e atingir os objetivos de marketing e da organização.


 Crítica Planejamento Estratégico

Se um uma empresa não tiver um plano de negocio ela não se estabelece no mercado pois o papel do marketing é estudar e planejar o mercado certo para que o produto tenha êxito de acordo ao seu consumo no mercado. Hoje as empresas que seguem o conceito de marketing expressam sua missão focando o consumidor, a menos que essa empresa não tenha público alvo.
Para formalizar uma estratégica é necessário que a gerência da empresa primeiro informe o que pretende atingir, para então desenvolver um plano para alcançar seus objetivos.
Baseando-se neste plano geral cada organização determina como será seu planejamento de estratégica futura. Entende-se que numa empresa é importante planejar e decidir uma estratégica de longo prazo, a missão a missão de uma organização é identificar o tipo do consumidor, quais as necessidades que o satisfaz, e o tipo do produto que vai oferecer, onde identificamos o mercado e planejamos um novo produto para atualizar a tecnologia da produção, tornando-se estrutura do planejamento de diferentes áreas funcionais tais como, o cliente, a produção, o financeiro, recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento e o marketing, para que ambos tenham um resultado desejado.