Síntese do filme O Terminal

5 de setembro de 2008


A comunicação é “peça” fundamental para a sobrevivência da espécie humana. Essa afirmação é completamente perceptível no filme O TERMINAL. A falta de entendimento acerca do código utilizado pelo personagem Dixon, torna-se para Victor, uma ameaça a sua sobrevivência naquele lugar.

A linguagem pode ser organizada em dois grupos; verbal e não-verbal. Sendo que cabe ao emissor identificar a que proporcionará melhor entendimento para o receptor.

Apesar dessa falta de percepção por parte de Dixon, torna-se improdutiva a comunicação entre ele e Victor inúmeras vezes. Em muitos momentos mesmo utilizando-se de várias formas de linguagem, não se faz compreender.

A importância da qualidade no processo de comunicação é tamanha, que por causa de um “ruído” ou uma falha de entendimento pode ocasionar situações desastrosas, sobretudo em um ambiente profissional.

Há no final um exemplo muito claro a esse respeito; no momento em que o faxineiro Gupta interpreta o que vê de forma muito singular. Ele imagina uma história que envolve Victor e a aeromoça que em nenhum momento se comunicaram com ele diretamente. (link do filme - http://xgoogle.com.br/blog/2008/08/28/o-terminal-dublado/).

Comparando o cenário principal do filme que é o aeroporto com as organizações, podemos entender a força que tem a comunicação para o bom relacionamento, desenvolvimento e até mesmo para permanência da empresa no mercado competitivo que vivemos.

A comunicação deve ser utilizada, sobretudo com o objetivo de direcionar àqueles que estão envolvidos no processo. “O piloto que não entende a linguagem da torre não voa alto.”

0 comentários: