ANALISE ORGANIZACIONAL DA RADIO PIATÃ FM

22 de setembro de 2009

Descrição da Organização

1.1 Nome: Rádio Piatã de Salvador LTDA

1.2 Histórico: Inaugurada em 1975, a Rádio Piatã de Salvador Ltda., com nome de fantasia Rádio Piatã busca se destacar pela qualidade, bom gosto, variedade na programação e modernidade das suas instalações. Dessa forma, logo conseguiu conquistar o reconhecimento e o carinho do seu público, levando alegria, entretendimento e informação aos seus ouvintes. Disputando desde o início o rank das emissoras FM mais ouvidas da Bahia, desde 1995 a Piatã vem se mantendo em primeiro lugar na audiência. Os bons resultados se devem a sua programação Musical bastante diversificada, com grandes sucessos atuais e de outras décadas, atingindo assim, o público de todas as idades e estilos. Liderando o rank das emissoras de rádio mais ouvidas da Bahia e estando entre as mais ouvidas em todo o Brasil segundo pesquisa do Ibope, a Piatã FM é a única rádio que consegue ficar em primeiro lugar em todos os segmentos, atingindo o público de todas as faixas etárias, classes sociais, níveis de instrução e atividades. A qualidade de sua programação, preocupação com o ouvinte e constante modernização é que garantem o sucesso e o carinho de todo o seu público. Com uma programação musical bastante eclética, fica fácil entender porque a Piatã FM está em primeiro lugar nas pesquisas do Ibope. Tocando todos os estilos musicais, como pagode, axé, romântico, brega, sertanejo, forró, pop, reggae e baladas internacionais, a Piatã FM atinge o público de todas as idades e preferências , para ela o que importa é levar aos ouvintes o que eles querem ouvir. Além de levar musica aos ouvintes a Piatã FM também é uma rádio informativa. Diariamente em sua programação, são inseridos flashes do Piatã Notícias, com uma grande cobertura jornalística das principais noticias locais, nacionais e internacionais.
Antes de mais nada, é importante, tomar conhecimento de alguns detalhes importantes a respeito da emissora. Há mais de oito anos que a Radio Piata, mantém a liderança em audiência conforme pesquisa no Ibope. Tal posição se consolida a partir do momento em que a Emissora adotou a medida de somente tocar sucessos identificados em pesquisas e contatos diretos com os ouvintes.
A PIATÃ FM tem o tempero do povo baiano, carismática desde o seu surgimento, teve a sua popularidade induvidosamente aumentada com o lançamento do “marketing Porradão” - uma combinação de calor humano passado pêlos seus comunicadores, com uma boa programação musical ao perfil do seu ouvinte. O PORRADÃO - ( ESTÚDIO MÓVEL) um ônibus equipado com um estúdio fazendo a rádio vinculada diretamente com o povo, empreendimento revolucionário no seguimento da radiodifusão nacional, jamais imaginado e realizado por quaisquer emissora. Ainda, com referência ao ouvinte, a PIATÃ FM, tem garantido a entrega de prêmios de verdade, razão pela qual, buscou estruturar-se nesse sentido com viaturas:
O PIATÃ MÓVEL - carro de reportagem que vai aos bairros, para flagrar os ouvintes e entrega prêmios de verdade de dez em dez minutos e um maior prêmio com (TV de 14” , 20” e 29”, geladeira, fogão, microondas freezer , maquina de lavrar e etc.., pôr dia durante o mês inteiro, onde o ouvinte sorteado receberá na sua casa para tirar sua sorte rodando o “globo do pê”.
A PIATÃ FM, e a maior líder de audiência que o rádio baiano já conheceu, que premia de verdade os seus ouvintes sem enfadá-los já que a sua programação é bem lanceada - só tocando sucessos - mesclada com noticiários importantes que vai ao ar de hora em hora.
Sem prescindir da equipe de bastidores, apresentamos a turma que faz a PIATÃ FM: de 2h às 6h da madruga, Bebeto Junior, com o programa “Som de Um Novo Dia”; das 6h às 9h Jeffinho com o programa “ Bom dia Amizade”; das 9h às 12h, Léo Fera com o programa “Levada de Sucessos”; de 12h às 15h Cláudio Magrini com o programa “Ligação Piatã; das 15h às 18h Matheus Ramos; com o programa “Tarde Livre” das 18h às 22h, Naldão Animal com o programa “Rádio Mania” e fechando a programação, com Sérgio Dias com o programa “Momentos de Amor”. com essa equipe a Piata fm funciona 24 horas por dia. Alem do departamento de coordenação que coordena os parte de locutores a Radio Piata e um empresa departamental, que consistem vários outros setores.

1.3 Principais Acionistas/proprietários: Tadeu Ferreira,

1.4 Áreas de Atuação: Emissora de Radiodifusão

1.5 Objetivos Empresariais : abrir um filial em São Paulo para transmitir via Satélite.

1.6 Produtos e/ou serviços que fornece: Venda de espaço comercial, promoções e entretendimentos

1.7 Descrever a tecnologia / sistemas empresariais: A radio piata e equipada com transmissores digitais de 35KW e 10KW de reserva, propagando um excelente som estéreo e digital. A programação musical é controlada pelo moderno sistema Áudio Vault da BE e garantida por um exclusivo gerador de energia, cuja cobertura geográfica, chega a alcançar mais de 80% de todo o estado da Bahia..

1.8 Atividade de treinamento e desenvolvimento interno: A Radio Piatã visando melhorar o desempenho dos seus funcionários, oferece cursos de aperfeiçoamento e atualização do seu trabalho, para que melhore a cada dia o funcionamento no corpo da empresa. Procurar também investir na área de lazer promovendo mensalmente um jantar com artistas com funcionários e familiares, entres outros como viagens, passeio marítimo, com um único propósito de unir os funcionários para facilitar o desenvolvimento e harmonia da sua equipe.



1.9 Operações Coorporativas nas diversas localidades (outras atividades de atuação): Atua na área filantrópica, que consiste em um trabalho social, desenvolvido pelo saudoso diretor presidente Deputado Cristóvão Ferreira, distribuindo funeral completo grátis, para famílias carentes há mais de 30 anos.

1.10 Novos Projetos: Existem dois projetos, são eles: Projeto Verão 2004 – Com início previsto a partir do mês de novembro, período que registra o maior fluxo de turistas em Salvador, até o período das festas de largo e do carnaval. Projeto Axé Brasil 2005 – Mega evento, que acontecerá em abril de 2005, que reúne as maiores estrelas da música baiana, no estádio Independência, em Belo Horizonte, com mais de dez horas diárias de show, em um período de dois dias, sendo transmitido ao vivo, utilizando equipamentos de última geração, com qualidade digital


2. Análises Ambiental e Estrutural

Análise Do Ambiente:

2.1 Avaliar as condições do macroambiente.

A Rádio Piatã é uma emissora eclética, com ouvintes de todos os gêneros.
Com um perfil de programação voltado para classe CDE, a Piatã consegue ser líder até na classe AB, que supostamente seria liderado pela Globo FM, que tem sua programação voltada para esse target. Em análise do macroambiente, a Piatã FM foi a primeira emissora de Salvador a ser ouvida pela Internet, facilitando assim , com essa abrangência, que os mercados conhecessem instantaneamente a programação da emissora e facilitando a comercialização em outras praças. Devido ao volume de negócios gerados fora da nossa praça, tivemos a necessidade de ter um representante em nível Nacional, que chame-se Pereira de Souza, maior representante de veículos de comunicação do Brasil.
A Piatã FM toca todos os estilos musicais, como pagode, axé, romântico, brega, sertanejo, forró, pop, reggae e baladas internacionais, a Piatã FM atinge o público de todas as idades e preferências , para ela o que importa é levar aos ouvintes o que eles querem ouvir.


2.1.2 Identificar e analisar os componentes e as características.
A Rádio Piatã é uma emissora que funciona sem burocracia, com as funções dos funcionários bem definidas, com motivação dos superiores, mas respeitando a posição hierárquica. Não esquecendo da interligação dos departamentos, com ajuda mútua de todos, para execução de todas as tarefas independente à que está sendo atribuída.

3. Análise Da Estrutura Organizacional:

3.1 Indicar as organizações componentes do grupo: A emissora é composta da seguinte organização departamental: Presidente, Diretor, Gerência Comercial – com Vendedores, Programador Comercial e Stúdio de Gravação. Coordenador – Com Locutores, Programador, Discotecária, Gerencia Financeira – Com Contas a Pagar, Contas a Receber Gerência de Marketing – Com Assistente de Marketing, Recepcionista e Motoristas. Serviços Gerais, Departamento de Promoção e Departamento de Brinde. Gerência de RH - Com Jurídico, Contábil e Treinamento e Recrutamento.

3.2 Indicar o número de funcionários e sua distribuição nas unidades da organização: A emissora tem 43 funcionários é composta da seguinte organização departamental: 1 Presidente, 1 Diretor, 1 Gerência Comercial – com 4 Vendedores, 1 Programador Comercial e 1 Stúdio de Gravação. 1 Coordenador – Com 12 Locutores, 1 Programador, 1 Discotecária, 1 Gerencia Financeira – Com 1 Contas a Pagar, 1 Contas a Receber. 1 Gerência de Marketing – Com 1 Assistente de Marketing, 2 Recepcionista, 2 Serviços Gerais, 4 Motoristas, 1 Departamento de Promoção e Departamento de Brinde. 1 Gerência de RH - Com 1 Jurídico, 1 Contábil e 1 Treinamento e Recrutamento.


3.3 Elaborar Um Organograma Da Organização:





3.4 Identificar os critérios de departamentalização adotados: A Rádio Piatã FM, adota o seguinte critério de departamentalização: Um Comercial ativo, que busca novos negócios e manutenção de outros já em vigor na emissora, interligado da seguinte forma: vendas – que busca dentro do mercado a comercialização dos espaços comerciais, programação – que insere os comerciais nos intervalos(breaks) e studio – que grava e produz os materiais a serem veiculados. Um marketing, que cuida do marketing pessoal da empresa e do posicionamento da marca no mercado, formatando todos os projetos e promoções e tratando da propaganda e publicidade da emissora. Uma coordenação de programação que posiciona e identifica o perfil da emissora, através da formatação da programação, que consiste na seleção das músicas à serem divulgadas, com a apresentação diária de uma figura, que denomina-se como locutor de programação. Um RH que cuida da seleção de pessoal, contratação, treinamento, questões jurídicas e contábeis. Um financeiro que gerência o fluxo de recebimentos financeiros na emissora, com contas a pagar e a receber.


3.5 Avaliar a adequação da estrutura, modelo de decisão e dos critérios de departamentalização adotados à realidade da organização e seus objetivos: A estrutura é bem definida, com uma cadeia de informações que fluem facilmente entre os departamentos, mas sempre respeitando-se a hierarquia, já que existe uma consciência das atribuições impostas, baseadas na filosofia e objetivos empresarias do proprietário da empresa, possuindo um organograma adequado para atividade que atua.

Call center: sistema voltada para o ouvinte, onde a emissora através de diversas linhas telefônicas, obtêm dados do mesmo(classe social, idade, escolaridade, endereço, atividade profissional, números filhos e etc) para participar das diversas promoções da emissora.


4. Conclusão


Bem, de acordo com nosso estudo sobre a empresa Rádio Piatã, analisamos a empresa de uma forma progressiva e concentrada em seus objetivos.
A empresa segundo seu porte, apresenta divisão e organização bastante produtiva, pois, consegue adaptar suas atividades, ou seja, pessoas certas nos lugares certos, fazendo com que suas metas sejam alcançadas da melhor forma, entretanto, sempre oferecendo espaço para que outros colaboradores possam demonstrar seu potencial em outras áreas.
Além disso, seu marketing também é bem aplicado, pois, ele consegue adaptar seus serviços ao seu público-alvo, pois, segundo pesquisas, a emissora tem uma enorme fidelização de seus clientes, devido a mesma apresentar uma grande diversidade nas suas músicas, e sobretudo adapta os colaboradores para cada programação, de acordo com o horário diário, atrelando também a programação as necessidades locais, sempre preocupando-se com o nível de satisfação dos clientes e ouvintes.
De acordo, com os projetos da emissora, podemos perceber a sua possibilidade de expansão e mais obtenção de um público em massa, amenizando assim os riscos da concorrência. A Piatã FM é líder de mercado e cada vez mais, buscando inovar e adaptar-se as mudanças mercadológicas sempre mantendo uma estrutura organizada e coesa, razão pela qual, tornou-se nosso objeto de estudo.









0 comentários: