Planejamento Estratégico

22 de setembro de 2009

Planejamento Estratégico

Planejamento estrategicamente é criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial em que atuam.
É o direcionamento estratégico que permite as organizações reagirem rapidamente as turbulências do meio ambiente, exploram melhor as oportunidades de mercado e desenvolvem novas técnicas de administração.
De posse da informação obtida através de um estudo de planejamento o empresário pode planejar as estratégicas que conduzem à maximização dos resultados em seus negócios e à minimização dos riscos na tomada de decisões.
Para conduzir o planejamento estratégico, a empresa deve compreender os limites de suas forças e habilidades para se inteirar com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens em relação à sua concorrência, aproveitando todas as oportunidades existentes.
Através do planejamento, é possível, a partir da missão de uma corporação, decompor os objetivos que vão trocar a linha de ação por unidade de referencia, a unidade Estratégica de Negócio onde é possível quantificar metas para cada empreendimento, concentrada esforços em conformidade com os recursos e com as prioridades traçadas.
“A empresa que não planeja é obrigada a improvisar, e isso nem sempre traz bons resultados”

 Formulação Estratégica

A escolha dos caminhos mais adequados para atingir os objetivos tem sido entendida como formulação estratégica. Administrar é escolher entre alternativas, entre possibilidades objetivas.
A formulação estratégica consisti, no processo de adaptação da empresa às variações do meio ambiente processo este de alocação e realocação de seus recursos nas diversas unidades estratégicas de negócios da empresa.
A formulação estratégica depende num primeiro momento da avaliação das alternativas estratégicas viáveis. Depende do fator produto X mercado para a formulação de quaisquer alternativas estratégicas. Uma vez definida a estratégia produto X mercado a empresa estará apta a definir as estratégicas funcionais, em cada área, como, estratégia de marketing, produção, sistemas, organizações financeiras, pesquisa de desenvolvimento.




 Princípios Básicos do Planejamento Estratégico

A estratégia de negócios hoje é utilizada em larga escala por empresas que atuam em mercados competitivos, mas mesmo as organizações que independem da ação da concorrência se beneficiam da utilização da estratégia para otimizar seus negócios utilizando as reais possibilidades que pode ser:

• Investir para crescer, otimizando a relação produto X mercado.
• Investir somente para manter a posição de mercado.
• Otimizar os negócios realizando um investimento mínimo.
• Deve investir quando isso for prudente, realizando uma liquidação de mercado.
E assim depois de verificar o principio básico que ira direcionar o planejamento estudar as oportunidades de mercado para desenvolver o planejamento estratégico de marketing que será o desenvolvimento final para lançar o produto ao mercado.

 Planejamento Estratégico de Marketing

A decomposição de um negócio em partes menores possibilita melhor alocação de recursos e uma agilidade para a tomada de decisão estratégica que uma organização maior não tem (unidade de negócio).
A agilidade do lado de uma maior flexibilidade são fatores fortalecem uma unidade estratégica de negócios. Além de possibilitar melhor controle orçamentário, a unidade de estratégia de negócios tem melhor possibilidade de utilização de recursos e das forças do marketing.
Um dos aspectos que se tem discutido muito refere-se ao uso ou não de uma metodologia para realizar um plano ou um projeto estratégico. Onde o método varia da necessidade que a empresa enfrenta, da natureza do business (negócios) ou seja, da unidade estratégica de negócio do ambiente competitivo. Com melhor visão do mercado a estratégia pode ser o marketing orientando ou seja, orientando para o mercado, além de ser pro ativa, antecipando-se aos acontecimentos.
A ação do meio ambiente sobre as empresas é muito dinâmica. A sobrevivência delas estará mais ou menos ameaçadas em função da missão de cada business. Como as necessidades dos consumidores não são estáticas, são dinâmicas, a ação do meio ambiente pode tornar o produto ou serviço de uma empresa absoluta.
Dessa maneira, as estratégias são tomadas para minimizar o efeito da turbulência ambiental, transformando problemas em oportunidades.
Tendo o planejamento de marketing como objetivo a analise de oportunidade, desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas, e a administração do espaço de marketing dividida em cinco passos:

1- Conduzir uma análise da situação.
2- Desenvolver objetivos de Marketing.
3- Determinar o posicionamento e a vantagem diferencial.
4- Selecionar os mercados-alvo e medir a demanda do mercado.
5- Projetar um mix estratégico de Marketing.

 1.0 Análise da situação

O primeiro passo do planejamento estratégico de marketing, a análise da situação, envolve a análise de onde o programa de marketing da companhia tem estado, como ela está se saindo e o que enfrentará nos próximos anos. Ao analisar estes fatos a administração se capacita para determinar se é necessário revisar os velhos planos ou desenvolver novos para se atingir objetivos da campanha.
A analise da situação normalmente cobre forças ambientais externas e recursos internos fora do marketing. Uma análise da situação também considera os grupos de consumidores serviços pela campanha, as estratégias usadas para satisfazê-lo e as importantes medidas de desempenho de marketing.
Como base para as decisões de planejamento, a análise da situação é crítica. Mas ela pode custar caro, consumir tempo e ser frustrante.
Como parte de uma análise da situação muitas organizações realizam uma avaliação SWOT (opportuniteis). Nessa atividade, uma empresa identifica e avalia suas maiores forcas, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para realizar sua missão, uma organização precisa capitalizar em cima das suas forças principais, superar ou aliviar suas maiores fraquezas, evitar ameaças significativas e tirar vantagens de oportunidades mais promissoras.

 2.0 Objetivos de Marketing

O próximo passo no planejamento estratégico de marketing é determinar os objetivos de marketing. Esses objetivos devem estar relacionados de perto com os objetivos amplos e estratégias da companhia.
O planejamento estratégico envolve a adequação dos recursos de uma organização com as suas oportunidades de mercado. Com base nisso cada objetivo deveria ter uma prioridade baseada na sua urgência e impacto potencial sobre a área de marketing e, por sua vez, sobre a organização.

 3.0 Posicionamento e vantagem diferencial

O terceiro passo no planejamento estratégico de marketing realmente envolve duas decisões complementares: como posicionar um produto no mercado e como distingue-lo dos da concorrência.
Uma companhia precisa criar uma imagem para o seu produto na mente dos consumidores. Assim, o posicionamento se refere à imagem de um produto em relação aos produtos diretamente competitivos, bem como outros produtos colocados no mercado pela própria companhia.
Depois que o produto foi posicionado, uma vantagem diferencial se refere a qualquer característica de uma organização ou marca notada pelos consumidores como desejável e diferente daqueles da concorrência.
Além de lutar por uma vantagem diferencial, uma companhia tem de evitar uma desvantagem diferencial para o seu produto.
Os conceitos de vantagem e desvantagem aplicam-se a produtos e serviços e, em algumas áreas como varejo, a empresa inteira. Um consultor acredita que os varejistas podem obter uma vantagem diferencial ao desenvolver um ou mais de quatro dimensões seguintes – o melhor preço, a maior variedade, o produto mais quente (mais na moda) e a loja mais fácil de se comprar.

 4.0 Mercado-alvo e Demanda de Mercado

Selecionar mercado-alvo é o quarto passo no planejamento e marketing.Um mercado consisti de pessoas ou organizações com necessidades a serem satisfeitas, dinheiro para gastar e vontade de gasta-lo.
Normalmente, não é pratico satisfazer todos os segmentos com diferentes necessidades.
Em vez disso, uma companhia dirige seus esforços para um ou mais de um desses segmentos. Assim, um mercado-alvo refere-se a um grupo de pessoas ou organizações para as quais uma empresa dirige um programa de marketing.
Os mercados-alvo devem ser selecionados com base nas oportunidades. E para analisar suas oportunidades, uma empresa deve prever a demanda (vendas) nesse mercado-alvo.
Os resultados da previsão de demanda indicarão se vale à pena perseguir os alvos da empresa ou se alternativas precisam ser identificadas.


 5.0 Mix de Marketing

A seguir, a administração deve desenvolver um Mix de Marketing – a combinação de um produto, como ele é distribuído e promovido e o seu preço.
Juntos estes quatro fatores (4p’s) devem satisfazer às necessidades de mercado-alvo e, ao mesmo tempo, atingir os objetivos de marketing da organização.
5.1 Produto - As estratégias são necessárias para se administrar produtos existentes durante algum tempo, adicionar novos e retirar produtos que não vendem. As decisões estratégicas também devem ser feitos com relação a marca, embalagem e outras características do produto, como garantia.
5.2 Preço - As estratégias necessárias referem-se a flexibilidade de preços, itens relacionados dentro de uma linha de produto, termos de vendas e possíveis descontos. Além disso, as estratégias de preço para se entrar em um mercado, especialmente com um produto novo, devem ser desenvolvidas.
5.3 Distribuição - As estratégias relacionam-se com os canais por meio dos quais a posse dos produtos é transferida do produtor para o consumidor e, em muitos casos, os meios pelos quais as mercadorias são transportadas de onde são fabricadas ao local onde são compradas pelo consumidor final. Além disso, as estratégias aplicáveis aos intermediários, tais como atacadistas e varejistas devem ser desenvolvidas.
5.4 Promoção - As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuas, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada método individual de promoção.
Os quatro fatores da mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra.
Cada elemento do mix de marketing contém infinitas alternativas. Um produto pode fazer e colocar um ou muitos produto no mercado, e eles podem estar relacionados entre se ou não. Os produtos podem ser distribuídos pelos atacadistas ou até mesmo diretamente para o consumidor final. Finalmente das várias alternativas, a administração deve selecionar os mercados-alvo e atingir os objetivos de marketing e da organização.


 Crítica Planejamento Estratégico

Se um uma empresa não tiver um plano de negocio ela não se estabelece no mercado pois o papel do marketing é estudar e planejar o mercado certo para que o produto tenha êxito de acordo ao seu consumo no mercado. Hoje as empresas que seguem o conceito de marketing expressam sua missão focando o consumidor, a menos que essa empresa não tenha público alvo.
Para formalizar uma estratégica é necessário que a gerência da empresa primeiro informe o que pretende atingir, para então desenvolver um plano para alcançar seus objetivos.
Baseando-se neste plano geral cada organização determina como será seu planejamento de estratégica futura. Entende-se que numa empresa é importante planejar e decidir uma estratégica de longo prazo, a missão a missão de uma organização é identificar o tipo do consumidor, quais as necessidades que o satisfaz, e o tipo do produto que vai oferecer, onde identificamos o mercado e planejamos um novo produto para atualizar a tecnologia da produção, tornando-se estrutura do planejamento de diferentes áreas funcionais tais como, o cliente, a produção, o financeiro, recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento e o marketing, para que ambos tenham um resultado desejado.

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