Maria Helena Mulher Guerreira

6 de novembro de 2008


Comentário sobre a Modalidade da Língua em relação à Produção do Vídeo para o Projeto Integrador


Na produção do vídeo entrevistamos a Sra. Maria Helena para sabermos por que a opção pelo trabalho autônomo, como ela administra seu negócio e quais as dificuldades encontradas por ela, para manter seu comércio.

Percebemos com o decorrer da entrevista que a forma como as pessoas se expressam está diretamente relacionada ao ambiente social em que elas estão inseridas.
A linguagem está dividida em três níveis, o culto, utilizado por pessoas que dominam as regras gramaticais e que pertencem a grupos sociais mais seletos; O coloquial que é comumente utilizado por pessoas que foram escolarizadas, mas que vivem em ambientes mais comuns; e o popular utilizado por pessoas não escolarizadas ou pouco escolarizadas.
A trajetória profissional da entrevistada relatada em poucos minutos nos faz perceber que suas necessidades de sobrevivência foram mais pungentes fazendo com que a sua dedicação aos estudos não fosse possível.
Apesar da Sra. Maria Helena não dominar as regras da gramática, percebemos que é uma pessoa comunicativa e de percepção rápida. Bem clara e concisa em suas respostas se faz entender ao responder todas as perguntas feitas.
Contudo percebemos que a “língua” é mais que um meio de comunicação; é um meio de sobrevivência e identificação do indivíduo na sociedade.

0 comentários: