Sociologia, a antropologia e a administração: a integração indivíduo e a organização, baseado na teoria estruturalista.

17 de novembro de 2008

A sociologia é uma ciência que complementa o estudo da administração, assim muitas teorias administrativas derivam da sociologia. Estudo relacionado à formação de grupos e comportamento do sujeito no grupo tem base sociológica e antropológica, por exemplo: motivação, negociação, gestão de conflito etc.

A teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela de Relações Humanas.

Com essa informação podemos afirmar que a teoria Estruturalista, com seu surgimento está voltada para inter-relação do indivíduo dentro das organizações, ou seja, tem se preocupado com o comportamento do indivíduo dentro e fora da organização. É uma abordagem que visa o homem organizacional compreendidos numa alusão à Teoria Clássica e à de Relações Humanas, bem como as recompensas e sanções materiais e sociais que devem ser consideradas no comportamento das pessoas.

Uma das contribuições da Teoria Estruturalista foi exatamente a de relacionar as relações formais e informais dentro e fora da organização.
“Encontrar equilíbrio entre os elementos racionais e não-racionais do comportamento humano constitui um ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento modernos. Constitui também o problema central da Teoria das Organizações”. (Amitai Etzioni, Organizações Modernas, 1967).

0 comentários: